Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SAPATOS DE MULHER: Modelos, Histórias, Culturas e...Porque ADORAMOS SAPATOS!!!


A história da moda permeia a história da humanidade. As vestimentas foram símbolo de poder, de distinção de civilizações. Elas foram ícones de pertencimento e diferenciação.
A mesma importância se dá aos sapatos, que assim como as roupas, transcendem sua aplicação prática e hoje são objetos de desejo de todos nós.




Na Grécia Antiga, os escravos eram diferenciados por não usarem qualquer tipo de cobertura nos pés. Já em Roma o imperador Aurélio determinou que apenas ele e seus descendentes poderiam usar as famosas sandálias romanas na cor vermelha.


E na corte de Luís XIV os homens usavam saltos altíssimos também na cor vermelha. No século XVI, os saltos altos eram exclusividade dos homens, assim como a ostentação de todo o traje. Os sapatos da nobreza possuíam um design específico e geralmente eram bordados com fios de ouro e revestidos em seda pura ou brocado.










No início do século XX os sapatos continuavam bem parecidos aos modelos do século anterior, as saias ainda cobriam os pés das mulheres e o modelo mais popular continuou sendo a bota da Rainha Vitória.

A década de 20 trouxe um novo ânimo a todos após a Primeira Grande Guerra, e os sapatos mais procurados eram os de noite.
A mulher ganhara seu espaço com o movimento feminista e saía a noite, dançava e fumava, e essas eram as maiores diversões das moças dos anos 20.





























Na década de 50 o otimismo havia voltado e os homens também, então a mulher passou a ser mais feminina do que nunca e mesmo com as mais diversas tarefas da dona-de-casa, as mulheres estavam sempre postas em saltos altíssimos, e bastante finos.
Os anos 60 revolucionaram com botas futuristas brancas ou em qualquer cor neon de Mary Quant e Courréges e com as plataformas, que voltaram a cena no final da década com a explosão do movimento hyppie.










O vale-tudo da década de 70 concretizou a democracia da moda, onde plataformas, chinelos, sandálias, botas de cowboy ou patchwork, tudo era cool, desde que bastante misturado. Nos anos 80 os scarpins davam a conotação de poder que a mulher precisava para enfrentar as reuniões de negócios, sem contar a moda esportiva que também invadiu os pés de todo o mundo.



O fim do século foi uma grande releitura de estilos, saltos, bicos e formas, apenas com uma nova roupagem, e na década de 90 vale muita coisa, desde que combine com o estilo de quem usa.









O século XXI está aí para mostrar que mais do que o próprio design do calçado, o material é o que define que sapato usar, sem esquecer é claro que nunca deixará de ser um objeto de desejo. O conforto e a praticidade precisam estar aliados à beleza, e o produtor de calçado tem que sempre estar atento a estes novos anseios e necessidades para oferecer um produto que também entre para a história.
fonte:www.santamoda.com.br


SAPATOS VEGANOS: O QUE É?

São sapatos isentos de peles de animais.São fáceis de encontrar e mais baratos.
Algumas marcas de sapatos que nao utilizam couro de espécie alguma em sua confecção: Beira Rio, Picadilly, Hawaianas, Melissa, Goóc.
Outras marcas famosas estão aderindo a esta tendência, confeccionando alguns modelos veganos...




Sapatos




Nenhum comentário:

Postar um comentário